“Todas
as metas propostas para 2017 foram alcançadas e algumas dela foram, inclusive,
superadas”. A declaração do diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito
da Bahia (Detran), Lúcio Gomes, refere-se às ações realizadas pelo órgão em
2017. Atividades educativas e de fiscalização somadas ao uso da tecnologia
estão entre as medidas que geraram uma queda de 10% no número de vítimas do
trânsito neste ano, na Bahia.
Mais de 165 mil pessoas e 109 mil veículos foram abordados em blitzes e cerca
de 350 mil cidadãos foram alcançados nas ações educativas. O avanço na área de
tecnologia, incluindo o início das operações da Central de Videomonitoramento
para Formação de Condutores, é um dos esforços para reduzir o número alarmante
de vítimas do trânsito.
“Grande parte dos acidentes se deve ao condutor que não é bem qualificado na
obtenção da Carteira Nacional de Habilitação [CNH]. Portanto, a Central se
propõe a fazer com que todas as etapas do processo sejam acompanhadas pelo
Detran, de modo que quando a pessoa receba o documento, ela esteja melhor
qualificada, diminuindo as chances de um acidente”, explica o diretor de
Habilitação do Detran, Mario Galrão.
Foi registrada uma queda de 10% nas ocorrências envolvendo vítimas de acidentes
de trânsito. Em contrapartida, o número de motociclistas acidentados subiu.
“Esse é um dos grandes desafios para 2018. Nossa meta é reduzir as ocorrências
com motos, principalmente no interior, que lotam as unidades hospitalares,
ocupando aproximadamente 50% dos leitos hospitalares da Bahia”, afirma Gomes.
Em 2018, algumas novidades devem facilitar a vida de quem precisa resolver
pendências de trânsito. O órgão vai fortalecer o processo de atendimento pelo
aplicativo de mensagens instantâneas Whatsapp, pelo aplicativo próprio do
Detran para smartphones e pelo novo portal de serviços. Segundo o diretor-geral
do Detran, apenas em 2017, “mais de 100 mil pessoas deixaram de se deslocar até
a unidade e foram atendidas integralmente a distância”.
O intuito é evitar que população vá ao Detran sem necessidade. Totens de
autoatendimento e pagamentos de taxas e multas através do cartão de crédito,
bem como a sinalização de mais de 20 municípios, a continuidade das ações de
educação para o trânsito e a intensificação das blitzes para inibir os crimes
de trânsito são o foco para 2018.
Para encontrar informações ou solucionar processos em aberto com o órgão, o
cidadão pode iniciar uma conversa com um atendente por meio do número (71)
99978-4858 ou acessar o portal de serviços do Detran (www.detran.ba.gov.br).
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