GOVERNO DO ESTADO

IBT

IBT

DESTAQUES

Rodrigo Toldos

Rodrigo Toldos

GOVERNO DO ESTADO

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Distribuição de palma garante sustentabilidade de rebanho da agricultura familiar em Senhor do Bonfim


Nesta segunda-feira, 23/01, mais de 50 mil mudas de palma foram distribuídas para 50 famílias de agricultores familiares, das comunidades de Tapuia, Caçador, Campo do Meio, Maria Preta, Cajazeiras, em Senhor do Bonfim. A ação faz parte do Programa de Segurança Alimentar Animal, executado pela Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf), estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR).
As mudas foram solicitadas pela presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Fazenda Tapuia e Adjacências, Lindiane Duarte ao vereador Andreilto Almeida e ao deputado estadual Bobô, ambos do PCdoB. A palma tem na sua composição 80% de água, o que garante a sua resistência em períodos de estiagem, é indispensável à produção de caprinos, ovinos e bovinos no Semiárido, principalmente para alimentar os animais no período da seca, quando se tem baixa disponibilidade de forragem nos pastos.
Segundo o assessor do deputado Bobô e técnico em zootecnia, Luciano Francisco, a distribuição de mudas de 
palma garantirá que os agricultores da comunidade mantenham um bom desempenho dos animais durante todo o ano, usando a tecnologia do plantio da palma de forma adensada (diminuição do espaço entre as mudas e alta produtividade). “A palma adensada é uma alternativa excelente para o agricultor familiar, pois o custo de produção é baixo e a produtividade chega a ser 10 vezes maior do que a de um cultivo tradicional”.
Lindiane Duarte, presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Fazenda Tapuia e Adjacências, agradeceu ao vereador Andreilto Almeida e o deputado Bobô, por mais uma ação realizada na comunidade. “Gostaria de agradecer o empenho dos nossos representantes, que não medem esforços para ajudar a nosso povo, primeiro recebemos um trator com implementos e agora o projeto da palma traz benefícios para o pequeno produtor num momento onde o alimento para o rebanho estava praticamente zerado”, disse.

De acordo com o vereador Andreilto Almeida cada família atendida recebeu mil raquetes de palmas que irão ser plantadas e depois servirá para alimentação dos animais. “A entrega das mudas de palma é mais um estímulo a cadeia produtiva, viabilizando a segurança alimentar do rebanho nessas comunidades, além de incentivar a produção de alimentos, a geração de trabalho, renda e inclusão social”. Blog do Cleber Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOVERNO DO ESTADO

anuncie

anuncie

IBT

IBT

GOVERNO DO ESTADO

DINHEIRO RÁPIDO E FACIL

DINHEIRO RÁPIDO E FACIL

anuncie

anuncie

GOVERNO DO ESTADO

EMPRESTIMOS CONSIGNADOS

EMPRESTIMOS CONSIGNADOS

GOVERNO DO ESTADO

Rodrigo Toldos 2

Rodrigo Toldos 2