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quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Embasa encontra “gato” em igreja evangélica na Bahia e aplica multa


Durante uma operação de combate às fraudes na tarde desta terça-feira (12), a Embasa identificou duas ligações clandestinas de água na Avenida Ulysses Guimarães, no bairro de Sussuarana em Salvador. Os ‘gatos’ abasteciam, de acordo com a assessoria de comunicação da concessionária, a Igreja Batista Medaberel e uma oficina mecânica sem nome. Em nenhum dos dois estabelecimentos foi localizado o responsável pelo local.
Após terem o fornecimento suspensos, a igreja e a oficina agora devem, juntas, R$ 7,5 mil a Embasa. De acordo com o gerente comercial Bruno Calado, esse é o valor da multa a ser cobrada aos responsáveis pelos imóveis, valor que inclui a estimativa do desperdício causado pelas irregularidades e os custos dos serviços executados para eliminar as fraudes.
Já na última sexta-feira (8), no município de Simões Filho, uma equipe da Embasa identificou uma fraude instalada para abastecer um bloco com 32 apartamentos do conjunto habitacional de Ilha de São João. Neste caso, a dívida do prédio ultrapassa a marca de R$ 98 mil e a multa pelo furto de água foi calculada em R$ 9.076, 45.
Regularização
“A Embasa não está só combatendo as fraudes, mas, também, oferecendo ao consumidor a oportunidade de negociação, a fim de que ele possa voltar a ser um cliente regular e ativo. Para quem está inadimplente, a empresa pode retirar os juros e as multas e parcelar o débito para facilitar o pagamento”, explica Isaías da Silveira, também gerente comercial da empresa.

As condições de negociação envolvem requisitos como a comprovação da situação econômica do responsável pelo imóvel e pelo pagamento do débito, seu enquadramento na tarifa residencial ou para pequeno comércio, a quantidade de unidades residenciais do imóvel, a inexistência de processo judicial relativo ao pagamento de contas de água e/ou esgoto em andamento ou de negociação anterior com a Embasa.
A operação de combate às fraudes vem sendo intensificada. Em novembro de 2015, a Embasa lançou a campanha “De Olho no Gato – Seja Legal com a Água”, para regularizar, por meio de negociação flexível de débitos, ligações irregulares em sua rede distribuidora. Hoje, a Embasa tem cerca de 40 equipes de campo somente nas unidades da RMS, responsáveis por mais de 200 verificações deste tipo todos os dias.

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