GOVERNO DO ESTADO

IBT

IBT

DESTAQUES

Rodrigo Toldos

Rodrigo Toldos

GOVERNO DO ESTADO

sábado, 29 de junho de 2019

Idosa é morta a pedrada na zona rural de Queimadas


A agricultora aposentada Crispina Matos da Silva, conhecida também como ‘Nega do Zé’, de 62 anos, foi assassinada a pedrada nas imediações do povoado Ponto Novo, em Queimadas, região sisaleira da Bahia, na tarde desta sexta-feira (28).
Segundo familiares, ela tinha ido até a casa de uma mulher, que fica no mesmo povoado, para acertar detalhes sobre a marcação de um exame. Ao perceber que a idosa estava demorando, parentes saíram para procurá-la e a localizaram morta próximo ao cemitério da comunidade, com lesões na cabeça.
A suspeita inicial é de que a aposentada tenha sido vítima de um latrocínio [roubo seguido de morte], já que o celular e a bolsa dela não foram encontrados no local.
O caso deve ser investigado pela delegacia da cidade. Equipes da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal foram chamadas e acionaram o Departamento de Polícia Técnica de Senhor do Bonfim para remover o corpo.
Ninguém foi preso pelo crime até a publicação desta matéria.
Notícias de Santaluz


Professor é agredido por aluno, que não aceitou a janela fechada


Por um motivo torpe, um professor foi agredido por um aluno, por conta da janela da sala de aula. O caso teria iniciado por conta da janela da sala, se ficaria aberta ou fechado. A confusão aconteceu nesta quinta-feira (27), na Escola Estadual Flávio dos Santos no Bairro Concórdia, em Belo Horizonte (MG). 
As imagens monstram um aluno de 18 anos empurrando o professor de 54 anos, que cai no chão. Um outro estudante chega para tentar separar a briga e o educador pega uma cadeira. O vídeo da confusão foi gravado e divulgado nas redes sociais. O aluno é do 2º ano do ensino médio.
A polícia foi acionado e, de acordo com o boletim de ocorrência, o aluno não concordou com a janela fechada pelo professor e o agrediu por isso. O aluno ainda afirmou que o professor cuspiu e o empurrou primeiro. Ele foi levado para o Juizado Especial. A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais não se manifestou sobre o assunto.
Clique AQUI e veja o vídeo.

PREFEITURA DE QUEIMADAS É INVESTIGADA POR SUPOSTAS IRREGULARIDADES NO USO DE RECURSOS DO FUNDEB E FUNDEF


O Ministério Público Federal (MPF) vai investigar possíveis irregularidades envolvendo recursos federais geridos pela prefeitura de Queimadas, no nordeste baiano, na gestão do prefeito André Luiz Andrade (PT). O inquérito civil foi instaurado pelo procurador da República Samir Cabus Nachef Junior, de acordo com portaria publicada no último dia 24. As verbas são destinadas pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
De acordo com o procurador, serão apurados “indícios de consistente em omissão de documentos e informações em relação ao transporte escolar, desvio de finalidades e ausência de repasse ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de contribuições previdenciárias descontadas dos profissionais da educação”.
Além disso, o órgão federal também vai investigar “uso indevido de recursos do precatório do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) e ausência de comprovação de despesas e impropriedades na folha de pagamento de servidores da educação”.
Outro lado
Procurada pelo BNews, a prefeitura de Queimadas enviou nota de esclarecimento. Leia na íntegra:

A Prefeitura Municipal de Queimadas, face a portaria publicada pelo Ministério Público Federal com a finalidade de apurar possíveis irregularidades na aplicação dos recursos do Fundeb e Precatório do Fundef, cumpri esclarecer à população e em especial aos servidores municipais o que segue:
1. Esta administração sempre atuou com a responsabilidade exigida ao Gestor de recursos públicos, sendo observado na aplicação destes e de outros recursos o quanto estabelecido em lei específica que disciplinam a aplicação de cada recurso com estrita observância aos princípios norteadores da administração pública.
2. Todas as despesas efetuadas atendem o princípio da legalidade, sendo os documentos comprobatórios encaminhados ao Tribunal de Contas dos Municípios e tão logo solicitados serão disponibilizados ao Ministério Público.
Sendo assim, aguardaremos notificação do MPF para os esclarecimentos devidos, na certeza de que não há qualquer irregularidade.
Fonte: Cleber Vieira

Homem foi morto na zona rural de Andorinha


Por voltas das 23h30, desta sexta-feira, 28 de Junho de 2019, um homicídio foi registrado na fazenda Ipoeira, zona rural de Andorinha.
Segundo informações da Polícia Militar, após a chegada do DPT na Fazenda Ipoeira, zona rural de Andorinha, foi esclarecido o seguinte: Na residência estavam duas pessoas do sexo feminino e uma do sexo masculino. Dois ou três elementos, não sabendo precisar, subtraíram do local uma moto e uma bicicleta. Que um dos assaltantes veio a óbito no local e a pessoa do sexo masculino identificado por Giliardo, que se encontrava na residência quando a guarnição chegou não mais o encontrou.

O elemento vitimado não estava com documento de identificação, sendo encontrado com o mesmo uma faca tipo peixeira e um revólver cal.22, com sete cartuchos, sendo que um deles estava pinados.
Nonato Noticias

sexta-feira, 28 de junho de 2019

Policlínica Regional em Valença completa um ano com mais de 56 mil atendimentos


Em um ano, mais de 56 mil atendimentos e uma verdadeira transformação na vida de quem precisa de serviços de saúde de média e alta complexidade no Baixo Sul da Bahia. As conquistas pertencem à Policlínica Regional de Saúde, em Valença, que completa 365 dias de funcionamento neste sábado (29), realizando, por meio de profissionais preparados e estrutura e equipamentos de ponta, resolutividade a 340 mil moradores de 13 municípios da região.   
Oitavo equipamento do tipo a ser inaugurado na Bahia [foi o último a entrar em funcionamento das oito unidades já instaladas em diferentes regiões do território baiano], a Policlínica em Valença já contabiliza 35.408 mil exames, a exemplo de ultrassonografia, raio-X, mamografia, endoscopia e colonoscopia; bem como 21.033 mil consultas, em especialidades como cardiologia, endocrinologista, oftalmologista e ortopedia.
Diretor geral da unidade desde o início, o oftalmologista Roberto Deway avalia os números positivamente. “Atingimos a média de seis mil atendimentos por mês e zeramos a fila de diversos procedimentos, tais como a tomografia computadorizada. Antes da Policlínica, ou a população não tinha acessos a esses procedimentos ou o munícipe tinha que viajar para cidades de maior porte para tentar a sorte. Portanto, todas as policlínicas chegaram, realmente, para preencher a lacuna de procedimentos de alta e média complexidade que eram demandados pela Atenção Básica dos municípios”, explicou.
Fazendo a diferença
A unidade é administrada pelo Consórcio Interfederativo de Saúde do Baixo Sul, do qual fazem parte o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab) e os 13 municípios beneficiados [Cairu, Camamu, Gandu, Igrapiúna, Itaparica, Ituberá, Nilo Peçanha, Nova Ibiá, Piraí do Norte, Taperoá, Teolândia, Valença e Wenceslau Guimarães]. A Policlínica recebeu, ao longo desse primeiro ano de funcionamento, R$3,2 milhões em investimentos, somente da gestão estadual, destinados ao custeio. Já na construção e aquisição dos equipamentos, bancadas totalmente pelo Estado, foram aplicados R$22,6 milhões.
O ortopedista Alfredo Assis é natural de Valença, mas só começou a trabalhar como médico na terra onde nasceu com a chegada da Policlínica. “As policlínicas são um grande avanço na saúde pública da Bahia. São unidades que focam na saúde preventiva, que, a meu ver, é mais importante do que a curativa. Então é possível dar qualidade de vida às pessoas, por que se consegue diagnosticar doenças com antecedência.
O ortopedista vai além e destaca que as policlínicas representam mudança na vida dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), mas também trazem impacto à carreira dos profissionais. “A população ganhou muito, mas todo mundo que atua nas unidades também. Quem trabalha em uma Policlínica de um Consórcio Público de Saúde consegue fazer medicina de verdade, tem à disposição condições físicas, estruturais e de equipamentos, e consegue, sobretudo, tratar pessoas como pessoas. Se a gente indica um exame ou medicamento, o paciente tem acesso. É prazeroso, como médico, conseguir resolver o problema das pessoas”, destacou Alfredo.
Presidente do consórcio que gere a Policlínica em Valença e prefeito de Gandu, Leonardo Barbosa garante que a Policlínica deu cara nova à saúde pública de toda a região. “Essa unidade mostrou um SUS diferente para os cidadãos, por conta de um tratamento de qualidade, por vezes, melhor do que é ofertado pela rede particular. A marcação de exames necessitados por moradores da região, que antes demorava muito tempo e na maior parte das ocasiões só podiam ser feitos lugares mais distantes, principalmente, na capital, agora são realizados rapidamente, bem pertinho, em Valença. Toda a população do Baixo Sul está satisfeita”, ressaltou.
Atendimento
Os cidadãos atendidos nas Policlínicas Regionais de Saúde são encaminhados pelo município em que residem, que é responsável por agendar consultas e exames. A necessidade é identificada nos postos do Programa de Saúde da Família (PSF) ou em Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para garantir e facilitar o acesso de todos, são disponibilizados micro-ônibus climatizados que levam e trazem, diariamente, os pacientes.
As policlínicas têm a missão de regionalizar a Saúde, desafogando a procura por atendimentos nos hospitais e agilizando o tratamento. Seguem em construção as policlínicas regionais de saúde em Jacobina, Salvador, Barreiras, Itabuna, Vitória da Conquista, Simões Filho, Senhor do Bonfim, Paulo Afonso e Juazeiro, estando, muitas, já no estágio final das obras.
Foto: Alberto Coutinho/GOVBA

Em Bogotá, Solla articula frente em defesa de sistemas de saúde e previdência



Reunir, em contato permanente, todos os parlamentares da América Latina e do Parlamento Europeu que defendem os sistemas públicos de saúde e previdência. Essa é a função da uma nova frente multinacional que teve sua criação aprovada no relatório final do Fórum Mundial da Saúde e Seguridade Social, encerrado nesta sexta-feira (28) em Bogotá, na Colômbia.
"O que percebemos no Fórum é que todos os países da América Latina e muitos países europeus vivem hoje uma pauta parlamentar idêntica de desmonte nos sistemas públicos de saúde, reformas de previdências e trabalhistas que tem gerado efeitos nefastos. O neoliberalismo se articula globalmente, temos nós que fazer o mesmo, trocar experiências, combinar ações, num diálogo digital permanente e presencial periódico"', explica o deputado federal Jorge Solla (PT-BA), que propôs e articulou a criação da frente durante o Fórum.
Decidiu-se no relatório final pela realização de uma reunião de fundação da frente no primeiro semestre de 2020, em sede a definir. O diálogo permanente digital, com o compartilhamento diário das conjunturas e iniciativas, começou imediatamente.
No evento, reuniram-se representantes dos principais partidos de esquerda na América Latina, além de Vittorio Agnoletto, ex-parlamentar europeu e um dos líderes da Izquierda Unida Europea.
Assessoria de imprensa deputado federal Jorge Solla (PT-BA)
Rafael Mello 

Câmara Municipal de Senhor do Bonfim divulga nota de repúdio as ações realizadas contra os espadeiros no dia 23 de junho


A Câmara Municipal de Senhor do Bonfim vem a público manifestar repúdio aos atos de violência praticados, pela Polícia Militar da Bahia, cumprindo uma ordem judicial, através da provocação do Ministério Público do Estado da Bahia, contra os “espadeiros” e seus admiradores na noite do dia 23 de junho de 2019, na cidade de Senhor do Bonfim.
O uso excessivo de força policial para impedir a manifestação cultural de uma população, mesmo que hoje vem a ser considerado crime, pelo poder judiciário, não pode ser tradada com ações truculentas de violência, como as ocorridas no último domingo.
Assim, cobramos das forças policiais a apuração dos métodos utilizados contra a população. Entendemos que o poder público deve garantir a segurança da coletividade e não atitudes que venham causar sérios danos às pessoas. Desta forma reafirmamos a necessidade de dialogo a fim de discutir o tema, ao tempo em que nos colocamos à disposição para esta tratativa.
ASCOM – Câmara Municipal de Senhor do Bonfim

Guerra de espada em Campo Formoso está proibida pelo Ministério Publico


Os festejos de São Pedro se aproximam e como já é de costume acontece a guerra de espadas em Campo Formoso, após emitida nota do Ministério Público sobre a proibição desta tradição na Bahia, a Promotora de Justiça Joseane Nunes, falou sobre o assunto.
Segundo a promotora, viu-se a necessidade de criar a campanha que “A vida vem antes da tradição” e de mostrar a população que as espadas são objetos incendiários e explosivo, desta forma, a fabricação, comercialização e posse de espadas tornou-se crime, a campanha está sendo divulgada através de vários meios de comunicação para conter a guerra de espadas.
Redação Campo Formoso Noticias
Infor: 98FM

Aeroporto de Porto Seguro terá voos extras durante as férias no mês de julho



O aeroporto de Porto Seguro, na região da Costa do Descobrimento, terá 535 voos extras durante as férias do mês de julho. Essa quantidade vai ser somada aos cerca de 320 voos que operam normalmente no equipamento aeroviário no período. A estimativa é que aproximadamente 128 mil turistas desembarquem no local entre os dias 27 de junho e 5 de agosto.
O local vai receber aeronaves comerciais vindas de Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Campina Grande, Campinas, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Maringá, Palmas, Petrolina, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São José do Rio Preto, São Luís, São Paulo, Teresina, Uberlândia, Vitória e também de Buenos Aires, na Argentina. 
Porto Seguro tem o maior aeroporto regional baiano e o terceiro maior da região Nordeste em número de passageiros. Atualmente, a concessionária administradora está fazendo a adequação e qualificação do sistema de balizamento noturno do equipamento. Os serviços darão mais conforto e segurança aos pilotos e passageiros na operação.
Fonte: Ascom/Seinfra 

HOMEM TEVE PERNAS FRATURADAS EM ACIDENTE DE MOTO COM CAMINHÃO ENTRE IGARA E ANDORINHA


Na noite dessa quinta-feira (27), por volta das 19hs, quando seguia na BA 220, sentido Senhor do Bonfim a Andorinha, o senhor Bruno de Jesus Guimarães, 35 anos, morador do Povoado de Cazumba II, na zona rural de Senhor do Bonfim, sofreu um acidente, quando pilotava sua moto cor preta, placa OUX-7087- Campo Formoso, que colidiu contra um caminhão, M. Benz/ LS 1519, placa JOC-2461 – BA, conduzido por JOSAFA DOS VALES SILVA, que saiu ileso.
Fato ocorrido nas proximidades do Povoado de Pereiros, zona rural de Bonfim.
A vítima foi socorrida até o HDAM e apresentando fraturas nas pernas, sendo medicado e por volta de meia noite foi transferido para hospitais na região do Vale do São Francisco.
Blog do Netto Maravilha

Rui viaja para a Espanha em busca de investimentos


Na noite deste domingo (30), o governador Rui Costa embarca para a Espanha. Nesta 7ª missão internacional, ele conhecerá experiências exitosas, como a Agencia de Seguridad y Emergencias Madrid 112 (Asem-112), e tem reuniões de trabalho com empresas dos setores de infraestrutura, telefonia e aviação. Entre os assuntos tratados na viagem estarão o Sistema Viário Oeste (SVO), que inclui a construção da Ponte Salvador-Itaparica, e o Centro de Convenções. 
Rui desembarca em Madrid na segunda-feira (1º). No dia seguinte, além de visitar a Asem-112, ele vai se reunir com representantes da Acciona, grupo com atuação nas áreas de infraestrutura e energias renováveis, e da companhia aérea Iberia. Ainda na terça (2), também faz parte da agenda um encontro com executivos da Telefônica. 
Já na quarta-feira (3), o governador se reúne com representantes da Air Europa. Em seguida, os compromissos serão com a construtora Obrascon Huarte Lain (OHL) e o Grupo Prima. À noite, Rui visita o Empreendimento Canalejana Gran Via Alcalá, localizado em região histórica que foi revitalizada e é um dos grandes símbolos de Madrid.
Na quinta-feira (4), o governador retorna ao Brasil. Esta é a segunda viagem de negócios de Rui à Espanha. Na primeira, em novembro de 2018, ele conseguiu estabelecer parcerias e atrair para a Bahia investimentos sociais, imobiliários e turísticos.

É neste Domingo, dia 30 de junho, a grande final do Campeonato Municipal no Estádio Adjacy Lopes.


Serão jogos imperdíveis: 
No Juvenil, às 13h30 - Progresso x Meninos de Ouro
No Amador, às 15h30 - União x Napoly;  
Premiações:
4 mil para o time campeã da categoria Amador; 2 mil para o vice-campeão.  
Mais troféus e medalhas para Amador e Juvenil. Troféu para melhor goleiro, melhor jogador do Campeonato e melhor jogador da partida das duas categorias. 
Ingressos por apenas 5 reais, chama a sua família e seus amigos para torcer pelo seu time do coração. Grande Final do Campeonato que há anos não acontecia em Filadélfia.

Realização:

Diretoria de Esportes;
Prefeitura de Filadélfia incentivando e investindo no Esporte.


Fonte: filadelfia.ba.gov.br

ROCAM/6ºBPM GERENCIA CONFLITO ENTRE IRMÃOS


Por volta de 14h30 do dia 26, quarta-feira, guarnição ROCAM foi acionada pelo CICOM para deslocar até o bairro do Bonfim III, para averiguar ocorrência de vias de fato entres dois irmãos, chegando ao local foi realizada abordagem nos envolvidos e foi constatado que um irmão feriu o outro com uma faca, resultando em um profundo corte no pulso. Diante do fato, a vítima foi encaminhada para UPA e o autor foi conduzido para o Complexo Policial.
Senhor do Bonfim, 27 de junho de 2019.
Assessoria de Comunicação do 6º BPM
"6º BPM! Aqui, promovemos o bem!" (Ten Cel PM Soares)

Jovem psicóloga comete suicídio na cidade de Irecê


Uma jovem identificada por Ailane Pereira do Nascimento cometeu suicídio na cidade de Irecê, no centro norte baiano, nesta quinta-feira (27).
Segundo informações checadas pelo Central Notícia, Ailane era psicóloga e trabalhava no município de Ibotirama, por meio de concurso público e também prestava serviço em Muquém do são Francisco, na região de Barra do Rio Grande.
Em Irecê, ela veio passar o período junino com familiares. Na manhã desta quinta-feira (27), após preparar a mamadeira para seu bebê de apenas 7 meses, a psicóloga foi até um quarto e tirou sua própria vida, utilizando um cinto.
Ailane estava sofrendo com depressão. Era uma mulher batalhadora e querida por todos, de acordo com pessoas de sua convivência.  Ela morou alguns anos em São Paulo, onde conseguiu concluir com muito esforço o curso de psicologia. Ainda não há informações sobre data e local de velório e sepultamento.
Fonte: Central Notícia

JOVEM MORRE APÓS BEBER ÓLEO DE MOTOR EM SERROLÂNDIA


O jovem Marcelo de Jesus Queiroz, de 27 anos, veio a óbito por volta das 3h da madrugada desta quinta-feira, 27, na cidade de Serrolândia, região de Jacobina. Marcelo, que teria problemas com alcoolismo, ingeriu óleo usado em motor de veículos, possivelmente do tipo usado em motocicletas.
Não se sabe o que levou o jovem a beber o líquido, se o tomou por engano ou intencionalmente. A família descarta a possibilidade de suicídio. O corpo de Marcelo está sendo velado em sua residência, na Rua Francisco Rocha Pires. O sepultamento acontece às 17h30, em Serrolândia. As informações são do Portal Serrolândia.Redação Jacobina Notícias

Rui Costa visita o ex-presidente Lula na PF em Curitiba


Nesta quinta-feira (27), os governadores da Bahia e do Piauí, Rui Costa e Wellington Dias, ambos do PT, visitam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na sede da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba.
De acordo com informações do site Partido dos Trabalhadores (PT), os governadores fazem uma visita de solidariedade ao ex-presidente e de protesto contra sua prisão política, dois dias após novo adiamento no STF do julgamento que pode libertar Lula.
Nesta terça-feira (25), a segunda turma do Supremo também negou, por 3 votos a 2, a possibilidade do ex-presidente aguardar em liberdade a análise do habeas corpus, prevista para o mês de agosto, no encerramento do recesso do tribunal.

Idoso de 70 anos é preso pela polícia com armas e munições no município de Glória


Um idoso de 70 anos foi preso em flagrante com arma e munições, na noite de quarta-feira (26), por equipes da Companhia de Emprego Tático Operacional do 20º Batalhão de Polícia Militar (BPM/ Paulo Afonso). O material foi encontrado em um imóvel, no povoado de Brejo do Burgo, zona rural da cidade de Glória. 
Manuel Pereira Xavier foi flagrado com um revólver calibre 38, marca Taurus, uma espingarda calibre 32, marca CBC, mais 16 munições e quatro cartuchos. As equipes chegaram até a casa onde o material estava escondido após uma denúncia anônima. 
De acordo com o comandante do 20º BPM, tenente-coronel Carlos Humberto da Silva Moreira, Manuel foi capturado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. “O criminoso e todo material foram encaminhados para a Delegacia Territorial local”, confirmou o oficial.

jovem de 20 anos é morta a tiros em Feira de Santana


Uma cozinheira de apenas 20 anos foi morta a tiros na noite desta quarta-feira (26), em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador. A informação é do site Acorda Cidade.
Segundo a publicação, Valéria Alberto Silva, de 20 anos, passava pela rua na qual morava, quando foi alvejada. Ela foi socorrida pelo marido para uma unidade hospitalar, mas não resistiu. O crime será investigado pela Polícia Civil.

Passageira passa mal e avião faz pouso não programado em Salvador


Um avião da Gol, que decolou de Fortaleza e tinha como destino a cidade do Rio de Janeiro, fez um pouso não programado no Aeroporto de Salvador após uma passageira passar mal a bordo. A informação é do G1.
A mulher foi socorrida por uma equipe médica após o pouso da aeronave e levada para um hospital. O voo seguiu normalmente após a saída da passageira.

MPF investiga suposta contaminação do Rio São Francisco por rejeitos de Brumadinho


Um procedimento administrativo com o objetivo de investigar possíveis impactos no Rio São Francisco e afluentes, na Bahia, decorrentes do rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em janeiro de 2019 foi instaurado pelo Ministério Público Federal (MPF).
Em abril, estudos comprovaram que os rejeitos (lama) da barragem de Brumadinho não haviam atingido, naquele momento, o Rio São Francisco na altura dos municípios baianos, mas que, por outro lado, haveria monitoramento constante de diversos órgãos.

Integrante de quadrilha que aplicava golpes em aposentados é preso em Salvador


Nesta quinta-feira (27), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público da Bahia cumpriu em Salvador, um mandado de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão contra integrantes de organização criminosa que aplicava golpes em aposentados e pensionistas.
A ação fez parte da Operação ‘Honora’ (Respeito, em latim), deflagrada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e realizada nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Bahia. 
Segundo a denúncia do Gaeco/RJ, as vítimas, quase todos idosos, eram lesadas ao se filiarem a associações, no caso do Rio de Janeiro, Abreprev/AAPRJ e ANSP/Adeprev/Cenaat, por intermédio das quais teriam sido postuladas as revisões em seus benefícios. 
Segundo o MP/RJ, a organização criminosa é comandada pelo denunciado Aparecido Pimenta de Moraes Arias, e um ‘núcleo familiar’.

Drone da polícia localiza plantação de maconha com 1.200 pés em Sento Sé


Uma plantação com mais de 1.200 mudas de maconha foi localizada, na tarde de quarta-feira (26), por equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga, no povoado de Campeado, município de Santo Sé, Região Norte do estado. Uma motocicleta também foi apreendida no local.
A droga foi localizada com uso de drone utilizado para confirmar informações anônimas que relatavam a plantação. Uma moto modelo CG Titan preta, placa JSB-3016, e documentos foram localizados nas proximidades da lavoura.
De acordo com o comandante da Cipe Caatinga, major PM Adriano Souza Dias, as mudas poderiam chegar a valer R$ 480 mil. “Estas mudas levam de 2 a 3 meses para serem colhidas. O crescimento é muito rápido, o que dificulta sua descoberta”, enfatizou o oficial. Todo material foi encaminhado para a Delegacia Territorial da cidade.

quinta-feira, 27 de junho de 2019

Adolescentes lésbicas torturam e matam garota de 14 anos


Uma adolescente de 14 anos foi assassinada a facadas na manhã desta terça-feira (25), na Praia de Maria Farinha, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife.
Duas adolescentes lésbicas — ambas de 15 anos — se uniram para assassinar a menina e gravaram um vídeo com o crime, em que aparecem a torturando – agredindo com tapas, facadas e afogando na água da praia.
Elas foram apreendidas pela Polícia Civil e autuadas em flagrante por ato infracional equiparado a homicídio.
O delegado Augusto Cunha afirmou que a vítima é ex-namorada de uma das garotas, a que filmou a agressão, informa o site G1.
“O vídeo mostra uma forma sórdida, fria, de um crime dessa natureza. Com crueldade, né. Teve tapa, chute, soco, facada, afogamento. Elas estão muito transtornadas. Apresentaram um surto na delegacia”, explicou o delegado.
“A outra, que aparece no vídeo praticando a maioria das agressões, seria atual da outra agressora”, completou.
A mãe, o padrasto e o namorado da menina morta foram ao Instituto Médico Legal (IML), em Santo Amaro, reconhecer o corpo na noite desta terça.
A família relatou que uma das assassinas tinha tido um relacionamento com a vítima no ano passado e, inconformada com o fim do romance, passou a perseguir e assediá-la constantemente, registra o jornal Diário de Pernambuco.
Nas imagens divulgadas pela internet, é possível ver a vítima sendo espancada. A garota está vestida com roupas da Rede Municipal de Ensino do Recife. A blusa dela está ensanguentada, por causa das agressões sofridas.
Após o fim da autuação, as jovens foram encaminhadas para a Unidade de Atendimento Inicial da Funase (Uniai), localizada na Boa Vista, Centro do Recife.
Informações do G1 


Jovem de 22 anos é preso após estuprar e engravidar irmã de 13


Um jovem de 22 anos foi preso após estuprar e engravidar a própria irmã, uma adolescente de 13 anos, em Belmonte, no sul do estado. A informação é do G1.
Segundo a Polícia Civil, a própria vítima relatou os abusos aos pais.
A revelação ocorreu após os pais desconfiarem do mal-estar da garota e realizarem um teste de gravidez. Ao descobrirem que a menina estava grávida, os dois pressionaram a adolescente que apontou o irmão como o pai da criança. A garota revelou ainda que era ameaçada para não contar sobre os abusos. 
O jovem e a adolescente são irmãos por parte de mãe. O suspeito está preso por estupro de vulnerável e segue à disposição da Justiça. 

Mãe denuncia que filhas foram abusadas por fotógrafo quando crianças; suspeito é padrinho de uma das vítimas


Uma mulher denunciou à Polícia Civil, que um fotógrafo de 52 anos abusou de suas duas filhas, quando as meninas ainda eram crianças, no bairro de Marechal Rondon. A informação é do G1.
O homem é padrinho de uma das jovens, hoje com 21 anos. A irmã dela, que segundo a mãe também foi abusada, tem 18 anos. De acordo com o depoimento da mãe, os abusos começaram quando as meninas tinham oito e seis anos de idade. Elas teriam sido molestadas por seis anos. 
Ainda segundo a denúncia, abusos ocorriam durante sessões de fotos no estúdio do qual o homem é proprietário. A assessoria da Polícia Civil informou ao G1 que foi instaurado inquérito na delegacia especializada e que testemunhas e envolvidos ainda serão ouvidos.

Menina de 14 anos é morta por adolescentes que filmam tudo e são apreendidas


Na manhã desta terça-feira (25), uma adolescente de 14 anos foi morta por outras duas jovens de 15 anos na praia de Maria Farinha, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. A vítima foi torturada, esfaqueada, espancada e afogada. As adolescente gravaram toda a sequência, compartilharam o vídeo nas redes sociais e foram apreendidas.
A informação foi confirmada pela Polícia Civil do estado.  De acordo com os agentes, o crime teria sido motivado por ciúmes. A vítima teria tido um relacionamento com uma das suspeitas, que atualmente namora com a outra suspeita pela morte.
Em vídeo que circula no Whatsapp, uma das jovens grava o crime enquanto a outra dá socos e tenta afogar a vítima. Em determinado momento, a jovem que grava o ocorrido pega uma faca e golpeia a vítima.
Segundo a Polícia Civil, as jovens apontadas como autoras do crime foram autuadas em flagrante por  homicídio. O caso foi registrado na delegacia de Maria Farinha.
O corpo da adolescente foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), localizado no bairro de Santo Amaro, na área central da capital pernambucana. A Polícia Civil de Pernambuco prossegue com as investigações.

Ex tenta matar mulher em Serrinha; lâmina de faca fica cravada no peito da vítima


A Polícia Militar prendeu um homem suspeito de tentar matar a ex-companheira com uma facada no peito, em Serrinha, no início da tarde desta quarta-feira (26). A mulher foi socorrida e encaminhada primeiramente ao Hospital Municipal, depois foi transferida para o Hospital Geral do Estado (HGE) em Salvador. Gerusa Anunciação Santos foi atacada por volta das 12h20, dentro de um restaurante, na Praça Luiz Nogueira, onde ela trabalha como cozinheira. A lâmina da faca quebrou dentro do corpo da mulher. Vítima e agressor seriam ex-companheiros e a tentativa de homicídio ocorreu porque o suspeito Valdomiro Lima dos Santos, conhecido como “Miro”, não aceita o fim do relacionamento. Após esfaquear a mulher, o homem fugiu, mas foi dominado por populares que ouviram os gritos de pedido de socorro da vítima e o perseguiram.
O acusado foi agredido com chutes e pontapés e só escapou do linchamento porque um policial militar à paisana passou pelo local e impediu a ação de populares. Imagens feitas pelo celular de uma testemunha mostram o momento em que o acusado foi detido pelo PM. Ensanguentado por ter sido agredido pela multidão, o suspeito não esboça reação enquanto, na escada do restaurante, aguardava a chegada da polícia. Valdomiro dos Santos, que já acumula passagens por roubos e furtos, foi preso em flagrante e autuado por tentativa de feminicídio. Até a publicação desta matéria, não havia informações sobre o estado de saúde da vítima.
As informações são do Portal Clériston Silva

SE LIGA! Abono salarial pode ser sacado até esta sexta-feira (28)


O saque do abono salarial, ano de referência 2017, poderá ser feito pelos trabalhadores cadastrados no PIS (Programa de Integração Social), até esta sexta-feira (28). A informação é da Agência Brasil.
Para sacar o benefício, os trabalhadores precisam estar cadastrados no PIS há cinco anos. Além disso é necessário que tenham trabalhado, no mínimo, 30 dias com carteira assinada em 2017, com média de ganhos de até dois salários mínimos. Os valores do abono variam entre R$ 84 e R$ 998, de acordo com os meses trabalhados. Para saber se tem direito e qual o valor disponível para saque, o trabalhador pode acessar o aplicativo Caixa Trabalhador ou o site do banco, além de uma agência Caixa. O valor também pode ser consultado pelo telefone 0800 726 0207.

"Reforma da Previdência é inerte para déficit previdenciário da Bahia", diz Rui Costa


Nesta quarta-feira (26), o governador Rui Costa (PT) disse que o Congresso deve avaliar novas fontes de financiamento para os estados, depois da reunião com outros chefes do Executivo da região Nordeste e os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), e do Senado Davi Alcolumbre (DEM).
O presidente da Câmara tentou, sem êxito, chegar a um acordo com os governadores, para a inclusão de estados e municípios na reforma da Previdência.
“O atual texto é inerte, não traz qualquer benefício aos estados do ponto de vista fiscal e previdenciário. Eu diria que nem arranha o déficit previdenciário, pois alcança apenas a previdência geral e a União”, disse Rui.
De acordo com o petista, o déficit anual da previdência baiana é R$ 5 bilhões. “Eu rodei a folha, simulei o que está para ser votado e a economia foi de 47 milhões, o que representa 1%. Com isso, vamos resolver o quê?”, questionou.
Dentre as medidas defendidas pelo governador para aumento da receita, estão a cessão onerosa e/ou royalties do petróleo e o aumento do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e do Fundo de Participação dos Municípios. (FPM).

CARRETA BITREM CARREGADA DE CIMENTO TOMBA ENTRE BONFIM E ANTÔNIO GONÇALVES


Por volta das 16h27min desta quarta-feira (26), aconteceu um acidente tipo capotamento na BA-131, altura do Km 10, trecho da Fazenda do Arroz em Senhor do Bonfim, quando uma Carreta Bi trem, placa MWN-6681/BA, carregada de cimento fazia o trajeto Senhor do Bonfim a Antônio Gonçalves caiu na ribanceira.
Apenas o motorista, Gustavo Celso Régis, residente na Rua Otávio Mangabeira, Centro de Campo Formoso, que seguia sozinho ficou preso às ferragens, sendo socorrido ao hospital São Francisco, em Campo Formos, mas não corre risco de morte.

A PM do 4º PEL./54ª CIPM/ Campo Formoso, a Polícia Rodoviária Estadual, Bombeiros e SAMU estiveram no local e registraram a ocorrência.
Blog do Netto Maravilha

GOVERNO DO ESTADO

anuncie

anuncie

IBT

IBT

GOVERNO DO ESTADO

DINHEIRO RÁPIDO E FACIL

DINHEIRO RÁPIDO E FACIL

anuncie

anuncie

GOVERNO DO ESTADO

EMPRESTIMOS CONSIGNADOS

EMPRESTIMOS CONSIGNADOS

GOVERNO DO ESTADO

Rodrigo Toldos 2

Rodrigo Toldos 2