GOVERNO DO ESTADO

IBT

IBT

DESTAQUES

Rodrigo Toldos

Rodrigo Toldos

GOVERNO DO ESTADO

sábado, 30 de julho de 2016

ESPORTES: Vitória perde para o Figueirense e fica mais próximo do Z-4


O Vitória perdeu para o Figueirense por 1 a 0, neste sábado (30), no Orlando Scarpelli, em confronto válido pelo Campeonato Brasileiro. O time Rubro-negro jogou com um atleta a mais em boa parte do jogo, mas não conseguiu aproveitar essa vantagem.
Com o resultado, o Leão permaneceu com 19 pontos e agora está mais próximo da zona de rebaixamento na 15ª posição.
O próximo compromisso do time comandado pelo técnico Vagner Mancini é contra o Coritiba, quarta-feira (3), às 19h30, no Joia da Princesa, em Feira de Santana.
FICHA TÉCNICA / Figueirense x Vitória / Campeonato Brasileiro – 17ª rodada
Local: Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Data: 30/07/216
Horário: 18h30
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS/Fifa)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS/Asp.Fifa) e Elio Nepomuceno de Andrade Junior (RS).
Cartões amarelos: Ramon, Victor Ramos (Vitória); Rafael Silva, Dodô e Jackson Sapucaia (Figueirense)
Cartões vermelhos: Rafael Moura (Figueirense); Vitor Ramos (Vitória).
Gol: Dodô (Figueirense)

Figueirense: Thiago Rodrigues; Jefferson, Bruno Alves, Marquinhos e Pará; Elicarlos, Jackson Caucaia, Carlos Alberto (Ayrton) e Dodô (Maurides); Rafael Silva (Yago) e Rafael Moura. Técnico: Argel.
Vitória: Fernando Miguel; Diego Renan, Victor Ramos, Kanu e Euller (Norberto); Ramon (Rodrigo Ramallo), Willian Farias e Serginho (Tiago Real); Vander, Marinho e Kieza. Técnico: Vagner Mancini.

*Bahia Notícias

Polícia cumpre mandado de prisão por homicídio em Campo Formoso


Por volta das 15:00 h, no dia 21/07, foi preso por uma guarnição da 54 CIPM - PETO - e apresentado na Depol de Campo Formoso, o maior M.J.P.S., vulgo Neném,  38 anos, aqui na cidade de Campo Formoso. O nacional tinha em seu desfavor mandado de prisão de n° 0001144-46.2015.805.0041-0001, processo 0001144-46.2015.805.0041, expedido pelo Dr. Aroldo Carlos Borges do Nascimento, Juiz de direito da Vara Criminal da Comarca de Campo Formoso-BA. Taza

Colisão entre duas motos deixa dois mortos em Itiuba


Por volta das 20:15h desta quinta-feira, (28), quando aconteceu um grave acidente na BA 381 saindo de Itiúba sentido Filadélfia, entre o Bairro Populares e entrada da Tapera, zona rural de Itiúba.
O ocorrido se deu quando duas motos que seguiam pela rodovia em sentido contrário colidiram frontalmente, em uma das motos havia um casal, uma mulher identificada com Gildete dos Santo, e seu esposo, Gilvan Francisco Barbosa, já na outra um mototaxista que transportava um jovem de 16 anos identificado como sendo Anderson Moura dos Santos, com várias fraturas expostas o esposo de Gildete e o mototaxista foram socorridos por populares até o Hospital Municipal de Itiúba, enquanto a senhora Gildete e o jovem Anderson em estado mais grave, foram socorridos mais tarde por umaequipe do SAMU, (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), em seguida encaminhados para a mesma unidade hospitalar, onde as vítimas não resistiram aos ferimentos e foram a óbito.

Ainda segundo informações, Gildete e o esposo estavam momentos antes do acidente no Bairro Populares, onde segundo boatos, o casal fazia uso de bebida alcoólica, e em seguida se deslocaram sentido centro da cidade, momento em que se depararam com a outra moto que seguia sentido contrário. Com a força da colisão, as motocicletas ficaram presas uma na outra.(Blog do Cleber Vieira)

Ex-prefeito de Pedro Alexandre é morto a tiros em feira livre do município


O ex-prefeito do município de Pedro Alexandre, Petrônio Pereira Gomes, foi morto na manhã deste sábado (30) durante uma feira livre do município. De acordo com informações do blog Carlino Souza, o caso aconteceu por volta de 6h. Dois homens se aproximaram e realizaram disparos de arma de fogo. A vítima morreu no local do crime. Petrônio ocupou o cargo de prefeito entre 1997 e 2004. Ele foi preso em 2014 acusado de cometer extorsão, crime praticado em 2006, e foi condenado a cinco anos e seis meses de custódia. Uma convenção está marcada para este domingo (31) para confirmar a candidatura da esposa de Petrônio como candidata a prefeita de Pedro Alexandre. (Bahia Notícias)

Homem é executado com tiro na cabeça em Monte Santo


Um homem de 36 anos foi assassinado no fim da tarde desta sexta-feira (29) na BA-220, próximo ao povoado de Riacho da Onça no Município de Monte Santo.
A vítima, José Magno de Brito Borges, residia no povoado de Lagoa das Pedras e estava em Monte Santo, quando retornava para sua residência fez uma parada para urinar próximo ao povoado de Riacho da Onça, momento em que  foi abordada por dois indivíduos em uma Moto Broz preta, que chegaram perguntando se o mesmo se chamava Magno, diante da resposta afirmativa da vítima, um dos indivíduos sacou uma arma o obrigou a deitar de bruços no chão, e disparou aproximadamente 6 tiros de calibre .38 na cabeça.
Magno seguia para sua residência em sua motocicleta na companhia de um adolescente que desesperado após o fato, pegou a moto e seguiu em direção a Lagoa das Pedras onde comunicou a família da vítima que se deslocou até o local, ao chegar, infelizmente Magno já havia falecido.
A polícia Civil investiga a motivação do crime, apesar de não descartar a possibilidade de crime de latrocínio, as investigações estão focadas na possibilidade de uma execução pelo fato dos mesmos não terem anunciado o assalto e sim perguntado sobre o nome da vítima antes de efetuar os disparos.
Magno tinha 36 anos, era casado e deixa dois filhos menores.

As informações e foto são do MonteSanto.net

Euclides da Cunha: Mulher é presa com mais de R$ 15 mil em notas falsas


Ester Maria de Araujo Silva, de 52 anos, foi presa em flagrante na última sexta-feira (29/7) com a quantia de R$ 15,3 mil em notas falsas no município de Euclides da Cunha. Segundo o delegado Miguel Vieira, coordenador da Coorpin/Euclides da Cunha, a prisão ocorreu após uma denúncia encaminhada à delegacia da cidade de que a mulher guardava o dinheiro falso no interior de um rádio automotivo, em sua residência, na cidade de Quijingue. Conduzida a Delegacia Territorial (DT), de Euclides da Cunha, a mulher disse que o dinheiro foi enviado pelo filho dela, que residiria no Estado de São Paulo, não sabendo em que local. Estereo Maria agora encontra-se custodiada na carceragem da DT/Euclides.(Aratu)

domingo, 24 de julho de 2016

Homem ameaça explodir Unijorge durante prova da OAB


Um homem, ainda não identificado, ameaça explodir o Centro Universitário Jorge Amado, na tarde deste domingo, 24. No local seria realizada a primeira fase  do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, organizada pela Fundação Getúlio Vargas, que foi suspenso na capital. Cerca de 3 mil candidatos fariam a prova na Unijorge neste domingo.
A ocorrência foi confirmada pela Superintendência de Telecomunicações das Polícias (Stelecom), que enviou viaturas do Bope, Samu e Corpo de Bombeiros para o local.  O homem está isolado no 7 andar do prédio e policiais federais e do Bope tentam negociar a rendição do suspeito. O prédio foi todo evacuado.
Informações iniciais apontam que o suspeito, um estudante de Direito, de identidade ainda não revelada, estaria fazendo prova na sala 711 da instituição, quando, por volta das 12h40, momentos antes da prova, teria comentado que estava com explosivos na cintura e que iria explodir o estabelecimento.
Os estudantes Guilherme Alves, de 22 anos, e Fernanda, 23, falaram sobre a situação no local.

Atarde

sábado, 23 de julho de 2016

FILADÉLFIA: PDT, PC DO B E PARTIDOS ALIADOS LANÇAM PRÉ CANDIDATURA DE BARBOSA JÚNIOR E DRº JOEDI


Na noite da última sexta feira (22/07) estiveram reunidos em um grande evento os lideres dos partidos PDT, PC do B, PSDB, PSD, PHS, PSL e PSDC, e milhares de pessoas que lotaram o Aris Club, onde foi feito o lançamento da Pré Candidatura a prefeito de Barbosa Junior e de Drº Joedi como Pré candidato a Vice Prefeito, foi feito também o lançamento da Pré candidatura dos Pré candidatos a vereadores, lideranças politicas do estado estiveram presentes como o deputado Estadual Roberto Carlos, contou também com a presença de lideranças politicas locais e da região a exemplo de Cecilia Petrina Pré Candidata a Prefeita de Itiúba, Andersom Moura, Pré candidato a Prefeito de Cansanção, diversos empresários da cidade e da região e  do povo em geral.
Grande expectativa por parte das pessoas haja vista que este bloco de partidos ainda não havia feito  o lançamento da pré candidatura da chapa majoritária, para as eleições de outubro.
Essa chapa deve ser consolidada em convenção dos partidos a ser realizada até o final deste mês e apresentada a justiça eleitoral para concorrerem ao pleito em outubro.

DIGA FILADÉLFIA

terça-feira, 19 de julho de 2016

CAMINHÃO DOS CORREIOS TOMBA NA BA 052, TRECHO ENTRE O MUNICÍPIO DE PIRITIBA E MORRO DO CHAPÉU


Por volta das 6h desta terça-feira, 18 de julho de 2016, o condutor de um caminhão baú perdeu o controle, vindo a tombar na BA 052, altura do Km 256, entre Morro do Chapéu e Porto Feliz, município de Piritiba.

Segundo informações, o caminhão é de propriedade dos Correios e o condutor saiu ileso do acidente. O caminhão ficou cruzado na pista, forçando os condutores a trafegar pelo acostamento.
Polícia Rodoviária Estadual orienta o trânsito e não há informações sobre as circunstâncias do acidente.

Fonte: Augusto Urgente!

PF desarticula quadrilha que aplicava golpes milionários em Monte Santo e mais seis cidades baianas


Na manhã desta terça-feira (19), a Polícia Federal deflagrou a Operação Ali Babá, com objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável por aplicar golpes na Caixa Econômica Federal e em diversas outras instituições financeiras no Estado da Bahia.
De acordo com a assessoria da polícia, cerca de 140 Policiais Federais cumprem 25 mandados de prisão – sendo 10 preventivas e 15 temporárias –, 28 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de condução coercitiva nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Seabra, Palmeiras, Monte Santo, Presidente Tancredo Neves e Remanso, todas na Bahia.
Segundo apurado durante as investigações, a organização criminosa operava desde 2006, e sua principal forma de atuação era através da constituição de empresas inidôneas, em nome de “laranjas”, com as quais eram obtidos empréstimos vultosos junto a diversas agências bancárias, de vários bancos. Após recebidos, os créditos jamais eram restituídos. O esquema também contava com pessoas especializadas no fornecimento de documentos falsos, que viabilizavam a constituição das empresas e a obtenção dos empréstimos fraudulentos.
Até o presente momento foram identificadas 19 empresas envolvidas no esquema, mas suspeita-se que esse número seja muito maior. Só no ano de 2013, foram constatados prejuízos superiores a R$ 10 milhões. Todos os envolvidos devem responder por organização criminosa e estelionato, previstos, respectivamente, nos artigos 2º da Lei 12.850/2013 e 171 do Código Penal.

Blog do Cleber Vieira

BRASIL: JUSTIÇA DO RIO MANDA BLOQUEAR WHATSAPP EM TODO PAÍS


A Justiça do Rio de Janeiro decidiu que o WhatsApp seja bloqueado em todo o Brasil, de acordo com informações divulgadas pela reportagem da Globo News nesta terça-feira (19).
As empresas de telefonia foram notificadas após o Facebook se recusar a cumprir uma decisão judicial para fornecer informações para uma investigação policial.
O aplicativo não teria cumprido uma decisão judicial de quebra de sigilo de conversa de pessoas que estão sendo investigadas, suspeitas de cometer crimes.
A decisão é da juíza Daniela Barbosa, do Rio de Janeiro. Essa é a terceira vez que o aplicativo será bloqueado em todo o país, por não bloquear informações para investigação.
As operadoras de telefonia foram notificadas da decisão por volta das 11h30 e precisam suspender imediatamente a utilização do serviço.
A juíza ainda determinou uma multa de R$ 50 mil por dia até o cumprimento desta ordem judicial. A juíza afirma que o Facebook, empresa que detém o WhatsApp, foi notificado três vezes desta decisão para que fizesse interceptação de mensagens durante uma investigação que está sob sigilo, em andamento em Caxias, na Baixada Fluminense.
O Facebook se limitou a responder, segundo a juíza, numa resposta em inglês, dizendo que não arquiva e não copia mensagens compartilhadas entre os usuários.
Bocãonews


PONTO NOVO: GRUPO DE SITUAÇÃO REALIZA REUNIÃO PARA APRESENTAÇÃO DE PLANO DE GOVERNO


Juazeiro: PDT vai de Roberto Carlos como pré-candidato a prefeito


Em encontro realizado nesta segunda-feira (18) o PDT confirmou o nome do deputado estadual Roberto Carlos como pré-candidato da legenda a prefeito de Juazeiro, no Sertão do São Francisco. A escolha teve o aval do presidente do partido no estado, o deputado federal Félix Mendonça Júnior. "O lançamento da pré-candidatura de Roberto Carlos a prefeito não nasce de vaidade pessoal, mas do desejo do povo juazeirense por mudança. Ele tem o meu apoio incondicional, o apoio do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e do nosso futuro presidente da República, Ciro Gomes", afirmou Félix Júnior. Segundo os pedetistas, a pré-campanha do deputado estadual entrou na fase de construção de alianças com outras forças políticas do estado. Ainda no encontro, Roberto Carlos disse que o governador Rui Costa sinalizou positivamente para pré-candidatura do PDT na cidade do vale do São Francisco.
BN


segunda-feira, 18 de julho de 2016

Comunicado: PDT adia reunião que aconteceria hoje dia 18 de julho


O PDT - Partido Democrático Trabalhista e Partidos aliados comunicam a todos que em virtude de compromissos administrativo de membros do partido em Salvador a reunião agendada para acontecer no dia de hoje 18 de julho de 2016 onde na oportunidade seria feito o lançamento da pré candidatura de Prefeito, Vice- Prefeito e vereadores a mesma fica transferida para data posteriormente a ser divulgada.
Agradecemos pela compreensão de todos.

PDT - Filadélfia

Em Juazeiro, assaltantes roubam casa do Delegado Charles Leão


O Delegado Charles Leão, ex-coordenador da 17ª Coordenadoria de Polícia do Interior – Juazeiro (COORPIN), teve sua casa invadida na madrugada deste domingo (17) no bairro Piranga, em Juazeiro, região norte da Bahia
De acordo com a assessoria, o delegado dormia no imóvel e estava com a porta do quarto fechada. Ninguém ficou ferido. No período da manhã, o delegado percebeu a invasão e que pertences pessoais tinham sido roubados. Charles Leão prestou queixa na Delegacia de Polícia de Juazeiro.
A perícia técnica esteve na residência do Delegado, vistoriou, colheu impressões digitais e detectou fragmentos no local. Ainda segundo Assessoria, o Delegado Charles Leão se deslocou no final da tarde deste domingo para Salvador, para reunião política com integrantes do PPS.(Ascom Delegado Charles Leão)


Missionário capota veículo no município de Ourolândia


Na tarde deste domingo um jovem de aproximadamente 20 anos perdeu o controle de um veículo Gol vindo a capotar na pista entre Orlândia e o distrito de Lagoa do 33.
Segundo informações, o jovem que é missionário da igreja católica de Jacobina, seguia para mais um trabalho em Lagoa do 33, quando se distraiu com o ar-condicionado do carro e capotou. 
Com escoriações pelo corpo, o jovem foi socorrido para o Hospital Municipal de Ourolândia, sendo liberado após atendimento. 

Fonte: Augusto Urgente!

COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO DEIXA UM FERIDO EM PONTO NOVO


Um motociclista de 52 anos ficou ferido após colidir com um carro em uma estrada vicinal que liga ao povoado de Nova Represa, em Ponto Novo, no inicio da tarde deste sábado (16). O condutor do veículo não ficou ferido.
O motociclista foi socorrido ao Hospital Nossa Senhora de Fátima e encaminhado para a cidade de Petrolina, com fratura exposta na perna esquerda. 

WEB INTERATIVA 

Senhor do Bonfim: Bandidos estariam retirando envelopes com dinheiro dos caixas eletrônicos


Elementos ainda não identificados pela policia,  estariam  usando  uma espécie  de linha de náilon, ou pescador como é conhecido para retirar os envelopes  com  o dinheiro,  isso estaria acontecendo nos caixas  eletrônicos da Caixa Econômica Federal de Senhor do Bonfim  nos finais de semana.

Segundo alguns correntistas eles disseram que já tinham percebido algo errado, quando fazia seus depósitos usando os envelopes. Funcionários da Caixa teriam  percebido a ausência dos envelopes no compartimento no dia seguinte,  quando iam conferir os depósitos nas máquinas com o dinheiro. Como todos os bancos tem  câmeras  de segurança a Caixa deverá  usar  ás imagens para tentar identificar alguns elementos suspeitos no local.*Espaço Aberto.Net

JAGUARARI: Empresário desiste de candidatura e PDT declara apoio a Everton Rocha


Com a desistência do empresário, Bruno Ramalho (PCdoB), de disputar a prefeitura do município de Jaguarari, quem saiu ganhando na desistência do empresário foi o pré-candidato a prefeito, Everton Rocha (PSDB), que no dia seguinte, teve a adesão do ex-presidente da câmara, Louri da Barrinha (PDT) “Eu estava disposto a apoiar a candidatura de Bruno Ramalho, como ele desistiu, eu e o partido, decidimos caminhar de mãos dadas com o Everton em prol de um município melhor” disse Louri.
Com relação ao desentendimento que aconteceu no passado, entre o Vereador e o Radialista,  que quase saíram em vias de fato, quando o vereador invadiu o estúdio da emissora para agredir o radialista que apresentava o jornal, Louri da Barrinha aproveitou para provocar outros políticos do município, que também brigaram e hoje estão unidos comendo do mesmo churrasco, “Eu e Everton tivemos no passado um desentendimento, isso já foi passado a limpo, até porque na política os desentendimentos acontecem, ouve uma reunião com minha família, e nós decidimos passar uma borracha no passado, agora eu queria lembrar que no passado, teve dois ex-prefeitos que também brigaram, saiu uma conversa de ter saído até tiro, e hoje esse dois ex-prefeitos estão juntos, e nem por isso eu falo nada” explicou Louri.
Com essa união de PSDB e PDT em Jaguarari, resta saber agora como a executiva estadual do PDT irá administrar esse abraço, até porque, no município de Jaguarari, o PT tem candidatura própria, briga pela permanência no poder, PSDB e PT são rivais no Municipal, no Estadual e em Brasília, e na Bahia, PT e PDT são aliados.

Com relação a questão de como a executiva do PDT vai receber a notícia da união com o PSDB, Louri da Barrinha garante que a executiva não irá interferir. Vamos aguardar!
IVAN SILVA NOTICIA

POLICIAL: ACIDENTES FATAIS EM BONFIM NESSE DOMINGO


Na noite desse domingo (17), foi registrado um acidente com vítima fatal, no trecho próximo a entrada dos residenciais do Minha Casa Minha Vida.
Segundo as informações a vítima seguia de bicicleta e foi atropelada por veiculo ainda desconhecido.
Já na manhã desta segunda-feira (18), um motociclista perdeu a vida ao colidir com uma moto do tipo 300 cilindradas, contra um animal na BA 220 trecho próximo a distrito de Igara.
Devido a gravidade o motociclista faleceu no local, uma pessoa que seguia com o animal foi socorrido ao HDAM.
Maravilha Notícias

Duas pessoas esfaqueadas na zona rural de Jaguarari


Por volta de uma 01h da manhã deste domingo,17, uma briga terminou com dois homens esfaqueados no povoado de Jacunã, zona rural de Jaguarari.
O jovem Paulo Henrique, 20 anos sofreu um golpe de faca na altura do pescoço, perdeu muito sangue e foi socorrido por um primo até o Hospital Municipal de Jaguarari, onde se encontra internado, a outra vítima sofreu uma facada nas costas e foi medicado e liberado, informou uma pessoa próxima às vítimas.Segundo informações a briga se iniciou em uma das boates do povoado e se estendeu até uma estrada que da acesso ao distrito de Gameleira, ainda de acordo com informações as vítimas foram tentar apartar a briga e acabaram sendo golpeadas a facadas por uma pessoa ainda não identificada, que após praticar o crime se evadiu tomando destino ignorado.
Este é o segundo sábado seguido que ocorre confusões com pessoas feridas em Jacunã, no sábado passado mais duas pessoas teriam sido vitimas de arma branca tipo facão.
Até o fechamento desta matéria não se sabe quem foi o autor das facadas, bem como não foi encontrada a arma. A Polícia Militar registrou a ocorrência.

Portal Jaguarari

Santaluz: Homem morre vítima de afogamento em açude


Um homem identificado por Edmilson Bispo de Azevedo, 46 anos, morreu afogado após mergulhar no açude conhecido como Pedra das Mulheres, nas proximidades do bairro Nova Divinéia, em Santaluz.De acordo com o site Noticias de Santaluz, a vítima mergulhou no inicio da tarde deste domingo, 17, em um ponto de aproximadamente quatro metros de profundidade, desapareceu e foi encontrado por volta das 16h30.
Segundo testemunhas, Azevedo estava ingerindo bebida alcoólica no local desde cedo. Familiares e amigos acompanharam todo o tempo as buscas feitas por pescadores e mergulhadores da região. De acordo com amigos, o mesmo tinha costume de mergulhar no açude.
A Polícia Civil esteve no local para registrar a ocorrência e o corpo será encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana.

As informações e foto são do Noticias de Santaluz

sexta-feira, 15 de julho de 2016

PONTO NOVO: SITUAÇÃO DEFINE CHAPA QUE IRÁ CONCORRER AS ELEIÇÕES PARA PREFEITO


O grupo de situação da cidade de Ponto Novo bateu o martelo e decidiu nesta sexta (15) a chapa que concorrerá ao pleito eleitoral deste ano. Adelson Maia, que vai à reeleição, terá como vice o vereador David Porcino (Vida).O grupo entrou em um consenso e decidiu apoiar o nome do atual prefeito para reeleição e do vereador como vice.
O prefeito e pré-candidato a reeleição Adelson Maia afirmou que a escolha foi em consenso com o grupo. “Vida é um nome forte, tem serviço prestado na cidade, tanto que a escolha foi feita em consenso entre o grupo, grupo esse que tem como objetivo buscar o melhor para a cidade de Ponto Novo”
O vereador e pré-candidato a vice, Vida, afirmou que foi um prazer aceitar o desafio do grupo e está pronto para a maratona. “Tomei a iniciativa e aqui ressalto o prazer de aceitar o desafio do grupo, em lutar por uma Ponto Novo cada vez melhor, e estamos prontos para esta maratona”.

WEB INTERATIVA 

GOVERNO DO ESTADO NOMEIA NOVO COMANDANTE DO 6º BPM


O Comando do 6º Batalhão da Policia Militar de Senhor do Bonfim, será substituído pelo Tenente Coronel PM JOSÉ CARLOS SOARES MARIANO, que comandava o Policiamento da Região Norte (CPRN).
O governador do estado da Bahia, no uso de suas atribuições resolve:
Nomear o Tenente Coronel PM JOSÉ CARLOS SOARES MARIANO, matrícula nº 30.207.405-8, para o cargo de Comandante de Batalhão, símbolo DAS-2D, do 6º Batalhão de Polícia Militar - Senhor do Bonfim, da estrutura da Secretaria da Segurança Pública.
Nonato Notícias/Foto: Facebook

Faculdade de C. Formoso tem Curso reconhecido pelo MEC


Através da Portaria 294/07, a Faculdade Presbiteriana Augusto Galvão teve o seu curso de Engenharia Ambiental reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação). Segundo o Diretor Victor Emanuel Andrade, a educação da cidade e região ganham com o reconhecimento do ministério.
“Era uma situação que nós já esperávamos mas, dependia muito dos tramites do MEC para pode ser reconhecido, a gente agradece a Deus em primeiro lugar por essa vitória e também é uma vitória não só para nossa instituição mas, pra nossa região toda por que é o primeiro curso de engenharia reconhecido pelo MEC em toda a nossa região”, comentou Victor.

A faculdade recebeu em 2015 uma visita de uma comissão do MEC para avaliar como curso estava sendo conduzido. Matéria Original do Taza

MPF/BA recomenda a mais 31 municípios baianos que apliquem recursos do Fundef somente na Educação


O Ministério Público Federal em Feira de Santana (MPF/BA) recomendou, nesta terça-feira 12 de julho, que 31 cidades baianas apliquem verbas federais – algumas superiores a R$5 milhões – exclusivamente na educação. O dinheiro foi repassado após a União ter sido condenada, em ações movidas no interior do estado, a complementar os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). O MPF entendeu que os recursos do Fundef recebidos só podem ser aplicados na Educação porque, em sua origem, tinham essa finalidade. Os municípios vêm alegando que, no passado, haviam utilizado verbas próprias para compensar o repasse federal insuficiente, e que, portanto, deveriam estar autorizados a gastar o dinheiro em outras áreas, como a da saúde. O procurador da República Samir Cabus Nachef Júnior declarou que o município precisa comprovar, judicialmente, tal utilização, assim como a necessidade em outro setor. Só então, caso tenha o pedido deferido, a gestão poderá utilizar a verba para finalidade diferente.A recomendação foi emitida aos municípios de Feira de Santana, Amélia Rodrigues, Anguera, Antônio Cardoso, Araci, Baixa Grande, Barrocas, Biritinga, Cabaceiras do Paraguaçu, Candeal, Castro Alves, Conceição da Feira, Conceição do Almeida, Conceição do Coité, Conceição do Jacuípe, Riachão do Jacuípe, Ruy Barbosa, Santa Bárbara, Santa Terezinha, Santanópolis, Santo Estevão, São Félix, São Gonçalo dos Campos, Sapeaçu, Serra Preta, Serrinha, Tanquinho, Tapiramutá, Teofilândia, Terra Nova e Varzedo.

Ex-militar é preso por integrar grupo envolvido em tiroteio com a polícia na BR-324


Um ex-militar das Forças Armadas, apontado pela polícia como integrante da quadrilha especializada em assalto a banco que entrou em confronto com policiais na noite da última quarta-feira (13), na BR-324, foi preso na noite desta quinta-feira (14), segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA).
Ainda de acordo com a SSP, Nadson Jorge Silva Alves era responsável pela manutenção do armamento da quadrilha, além fazer o treinamento dos outros integrantes do grupo. Ele prestou depoimento no Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) e permance detido.
Conforme a secretaria, o suspeito foi preso em casa, na cidade de Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador. A idade dele não foi revelada. Policiais que integram uma Força-Tarefa da SSP e agentes da 52ª CIPM fizeram a prisão. Nadson é marido de uma mulher que, segundo a Secretaria da Segurança, participou da ação que terminou em tiroteio na BR-324.
No confronto, quatro pessoas morreram e um soldado da PM foi baleado no pé. Entre os mortos, está uma mulher de 35 anos, que foi vítima de bala perdida. Segundo a polícia, os outros três mortos eram integrantes do grupo criminoso perseguido por policiais.
De acordo com a assessoria de comunicação da PM, o caso ocorreu na altura do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Simões Filho, região metropolitana, durante uma operação que envolveu as polícias Militar, Civil e Rodoviária.
De acordo com a SSP, o confronto aconteceu após uma perseguição aos suspeitos que tinham tentado explodir o cofre de um banco em Guarajuba, que fica em Camaçari, também na região metropolitana da capital.
Na noite desta quinta-feira, as buscas pelos outros integrantes do grupo envolvido no tiroteio continuam. Conforme informações da SSP, cerca de 8 pessoas estão foragidas.
Vítima tentou se proteger
Maria de Fátima Ricardo Senna estava com a filha em um carro da Prefeitura de Cruz das Almas, quando passou pelo tiroteio na BR-324 e foi atingida por uma bala perdida. Ela foi enterrada na tarde desta quinta-feira em Cruz das Almas, mesmo dia em que a filha completou 16 anos.

Em entrevista a um equipe da TV Bahia, o primo dela disse que a vítima ficou no meio do confronto entre bandidos e policiais. “O carro que ela estava ficou no meio do fogo cruzado. Os policiais pediram que os ocupantes descessem e se abrigassem em lugar mais seguro. Quando ela estava se abrigando, recebeu o tiro”, explica Adailton Senna.
Conforme o primo, Maria e a filha moravam em Cruz das Almas, distante cerca de 150 km de Salvador, e estavam na capital a pedido da avó paterna da adolescente, que está internada em unidade médica da cidade.

*Com informações do G1/BA (Fotos reprodução TV Bahia)

Coronel Anselmo deixa o comando do 6ºBPM em Senhor do Bonfim


O recém promovido a Coronel da PM José Anselmo Bispo, comandante do 6º PM,teve sua exoneração publicada no diário oficial  do estado nesta sexta-feira, dia 15,O mesmo será substituído pelo Tenente Coronel PM José Carlos Soares Mariano, que trabalhava no CPRN; O Coronel PM Anselmo é agora será o Comandante da Academia da Polícia Militar, em Salvador. Blog do Cleber Vieira

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Jovem é encontrado enforcado vítima de um suposto suicídio no município de Mirangaba


Na manhã desta quinta-feira,14 de julho de 2016, um jovem de pré-nome Bruno, aparentando ter pouco mais de 20 anos, foi encontrado enforcado em uma árvore, no povoado de Fazenda Palmeira, município de Mirangaba. 

Segundo informações, Bruno foi encontrado por algumas jovens pendurado em uma árvore próximo a casa do seu avô. Ainda não se sabe de fato o que teria motivado o jovem a cometer o suposto suicídio.
A Policia Militar e Guarda Municipal guardam a cena do crime até a chegada do Departamento de Policia Técnica, que recolherá o corpo para o IML de Jacobina.
Fonte: Mirangaba Informa.

Estado: Secretaria da Educação garante pagamento direto aos terceirizados


A Secretaria da Educação do Estado da Bahia está viabilizando o pagamento direto na conta dos prestadores de serviços terceirizados, que não vinham recebendo seus proventos das empresas, cujos contratos foram encerrados no dia 30 de junho. Para isso, foi montada uma força-tarefa envolvendo as secretarias estaduais da Fazenda (Sefaz) e da Administração (Saeb), juntamente com o Banco do Brasil, e o acompanhamento do Ministério Público do Trabalho.
O encerramento dos contratos foi uma recomendação do governador Rui Costa, que determinou a realização de uma nova licitação, regida pela Lei Anticalote, para garantir direitos trabalhistas e indenizatórios dos prestadores de serviços. Além disso, o Governo do Estado reduziu de 120 para 12 a quantidade de contratos. De acordo com o secretário estadual da educação, Walter Pinheiro, a recomendação é para que os trabalhadores sejam mantidos pelas empresas que estão assumindo.

Secom-Ba

Deputado quer proibir abate de jegues na região em abatedouro em Miguel Calmon


O deputado estadual e protetor de animais, Marcell Moraes (PV), repudiou o massacre de jegues ocorrido no município de Miguel Calmon, Centro-norte da Bahia.  
"O que está acontecendo é uma verdadeira matança despropositada. Esses assassinos estão se escondendo atrás de desculpas ridículas como a prevenção de acidentes em rodovias e a tentativa de se evitar a transmissão de zoonoses para justificar um crime bárbaro. Sempre fui contra a exportação de jegues vivos para a China justamente por saber que o abate seria o fim dos animais, logo não vou permitir que essa atrocidade aconteça em meu Estado. Volto a afirmar que esse 'Projegue' é uma verdadeira carnificina e só contará com minha total repugnância", criticou. 

A carne dos cerca de 300 animais que foram abatidos essa semana será usada para consumo animal e o couro será exportado para a China. Até outubro serão dois mil animais sacrificados, a maioria capturada em rodovias estaduais e federais. Marcell Moraes prometeu acionar o Ministério Público para discutir a Portaria nº 255, de junho de 2016, que define os critérios para o abate de equídeos na Bahia. Fonte: Notícia Livre.

Sr do Bonfim: Polícia Civil realiza ”Operação Aracuã” e prende membros da quadrilha


Aos 14 dias do mês de Julho de 2016, foi deflagrada pela Polícia Civil da Bahia a OPERAÇÃO ARACUÃ, para cumprimento de 36 (trinta e seis) mandados de busca e apreensão e 28 (vinte e oito) mandados de prisões nas cidades de Senhor do Bonfim – BA, Antonio Gonçalves – BA e Petrolina – PE. Durante 2 anos, equipes do S.I. da 19ª COORPIN, em conjunto com a Superintendência de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública da Bahia monitoraram membros dessa organização criminosa com a finalidade de desarticular e prender os envolvidos, onde atuavam no tráfico de drogas, venda e compra de armas, roubos a bancos, casas lotéricas, correios e homicídios, sendo a organização liderada por ALEXANDRO PEREIRA MATIAS “ALEX ARACUAN”, JOSE CICERO GOMES DE SA “ZEZINHO ARACUAN”, VANDERLAN JOSE DE SA SANTOS e IVANILDO GOMES DE SÁ “ZÉ DO ÓLEO” ambos cultivam e vendem maconha, como também outras drogas sintéticas, crack e cocaína para localidade de Senhor do Bonfim – BA, com tentáculos nas cidades de Antonio Gonçalves – BA, Juazeiro – BA, Salvador – BA, Capim Grosso-BA, Cabrobó-PE, Belém de São Francisco/PE, Pindobaçu-BA, Campo Formoso-BA e Petrolina – PE.
Durante as investigações foram realizados alguns flagrantes delitos, após monitoramento de compra e venda de droga, por parte de membros da organização criminosa, como o GRANDE, JOÃO CARNEIRO e ADELÂNIO, como também erradicada uma roça de maconha na cidade de Pindobaçu-BA, pertencente ao grupo, onde foi preso em flagrante delito o nacional João da Silva com 56.Kg de maconha.
Participaram da operação, em apoio aos cumprimentos dos mandados, as Coordenadorias de Juazeiro – BA, Itaberaba-BA, Serrinha-BA, GATI-DEPIN, Euclides da Cunha-BA, Santo Antônio de Jesus-BA, Seabra-BA, Alagoinhas-BA e Jacobina-BA.
Foram apreendidos durante as buscas 5 carros, 4 motocicletas, 1 rifle cal. 22, 1 pistola cal. 380, maconha, haxixe, 1 balança de precisão, 13 cartuchos cal. 380 e R$ 2.103,40 em dinheiro espécie.
Dos 28 mandados de prisão expedidos, 22 foram cumpridos e 4 pessoas autuadas em flagrante delito, pelos crimes de falsificação de identidade, tráfico de droga e posse ilegal de arma de fogo, dentre os presos o nacional Luciano Pereira Junior foragido por homicídio no Estado de Goiás.
Todos os que constam no organograma abaixo, foram presos por força de mandado de prisão.






ASCOM 19ª COORPIN – SENHOR DO BONFIM

POLÍTICA: Prefeitos saem frustrados com Temer


A Confederação Nacional dos Municípios (CNM), e outros representantes de movimentos municipalistas, saíram frustrados da reunião realizada com o presidente interino Michel Temer (PMDB), nesta quarta-feira (13), em Brasília.
“Não houve uma sinalização de ajuda. Os ministros falaram da situação econômica do país e Temer disse que seu governo tem convicção da necessidade dos municípios, mas não poderia fazer mais”, conta a presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria.
Na ocasião, o grupo apresentou uma série de reivindicações ao governo. Ela salientou que os municípios vivem em situação de falência, mantendo apenas os serviços básicos. “Para se ter uma ideia, temos mais de 300 programas do governo federal que o repasse não é reajustado há mais de 4 anos, cabendo ao prefeito custear o que falta para manter o serviço funcionando”, explica.
O vice-presidente da CNM, Glademir Aroldi, destacou que caso a União não socorra os municípios, muitos prefeitos terminarão o ano com seus nomes na ficha suja. “Se alguém virar ficha suja, o culpado é a União. Não dá para ficar dando golpe nos municípios como foi dado o ano passado (em referência à redução dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios)”, disse ao jornal O Estado de São Paulo após a reunião.

*Bahia Notícias

SECRETÁRIOS ENTREGAM CARGOS EM JAGUARARI


Segundo informações  a Secretária de Finanças, Elizangela Guimarães, filiada ao PV (Partido Verde) e o Secretário de Agricultura, Zé de Souza, filiado ao PHS (Partido Humanista da Solidariedade), entregaram seus cargos na última terca-feira (12) ao Prefeito do município, Antônio Nascimento.
O J.A. recebeu informações de pessoas ligadas aos ex-secretários,
a razão que motivou o pedido de saída da administração municipal, "foi a discordância com o atual prefeito na escolha do ex-secretário de obras, o ex-sindicalista e ex-vereador, Xavier, como  candidato a sua sucessão, como foi imposta esta escolha, sem uma discussão com os partidos aliados e pela alta rejeição na sociedade do nome de Xavier, que já foi vereador, não conseguindo se reeleger nas eleições de 2012. " Disse a fonte
Com esta decisão, os secretários resolveram acompanhar a decisão dos seus partidos em apoiar o comerciante Jaguarariense e pré-candidato a prefeito, Cristóvão Donato, que já conta com o apoio  declarado de outros partidos, como o PP (Partido Progressista) do atual vice-prefeito, Zeca Bonfim, do presidente da Câmara de Vereadores, Josimar Zuza e da Vereadora Cida do Flamengo, tendo apoio também da vereadora Clenilda Ananias (PSD), do vereador Paulinho Morgado (PV) e o vereador Franco Melo (PDT) que faz parte do grupo que escolheu o nome de Cristóvão Donato para pré candidato a prefeito de Jaguarari.
Fonte: Jaguarari Acontece.

BANCÁRIO TEM EXPLOSIVOS AMARRADOS AO CORPO DURANTE ASSALTO EM BARREIRAS


O funcionário de uma agência do banco Santander de Barreiras, na região Oeste da Bahia, foi amarrado a explosivos durante um assalto na manhã desta quarta-feira (13). De acordo com informações da Polícia Militar, o homem foi deixado dentro da agência, mas não consegue se movimentar devido ao risco de explosão.
Os bandidos fugiram do local e até por volta das 11h não haviam sido localizados, conforme o G1.
Por volta das 9h, policiais militares e civis chegaram ao local e realizaram um cerco nas ruas que dão acesso a agência. O esquadrão anti-bomba foi acionado e é aguardado para desativar os explosivos utilizados para prender o funcionário.
Por Redação Bocão News | Fotos: Reprodução

Colisão entre vans de transporte escolar deixa três feridos próximo a Novo Paraíso, município de Jacobina


Na tarde desta quarta-feira (13), três estudantes de aproximadamente 10 anos, sendo duas meninas e um menino, foram vítimas de uma colisão frontal entre dois furgões em uma estrada vicinal na região do Contorno de Zé Gonçalo, próximo ao distrito de Novo Paraíso, município de Jacobina.
Segundo o Site Augusto Urgente, os estudantes foram socorridas para a UPA 24h de Capim Grosso, com escoriações. Um dos veículos transportava alunos do Colégio Pedro Daltro do Junco e o outro levava alunos de Gonçalo, distrito de Caém.

Espaço Aberto

GOVERNO DO ESTADO

anuncie

anuncie

IBT

IBT

GOVERNO DO ESTADO

DINHEIRO RÁPIDO E FACIL

DINHEIRO RÁPIDO E FACIL

anuncie

anuncie

GOVERNO DO ESTADO

EMPRESTIMOS CONSIGNADOS

EMPRESTIMOS CONSIGNADOS

GOVERNO DO ESTADO

Rodrigo Toldos 2

Rodrigo Toldos 2